quinta, 09 de março de 2023 - 10:16h
Governo do Amapá e Rede Integrada de Pesquisa definem ações para fortalecer Ciência e Tecnologia em 2023
Uma das estratégias é ampliar o alcance a Plataforma Sacaca, criada como uma base de dados científicos.
Por: Kelison Neves
Foto: Kelison Neves/Setec
Setec e Ripap alinham planejamento de trabalho para 2023

Nesta quinta-feira, 09, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) se reuniu com representantes da Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (Ripap) para definir estratégias que fortaleçam o sistema da Ciência, Tecnologia e Inovação local. Uma das metas para 2023 é a ampliação das funcionalidades da plataforma Sacaca, criada pelo Governo do Amapá em 2018 para ser uma base de dados sobre produções científicas, bibliográficas, técnicas, tecnológicas, artísticas e culturais, sendo uma fonte de orientações para graduação e pós-graduação.

"Vamos criar maior integração entre as instituições e sistematizando uma rede de ajuda dentro da Ripap", destacou Edivan Barros, gestor da Setec.

A ideia é de que a nova versão da plataforma Sacaca também abrigue ambientes virtuais para consulta de editais e oportunidades de emprego, portfólio de projetos científicos e de negócios, além de um calendário de eventos da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para as entidades da Ripap, o encontro serviu para que pudessem se reaproximar e resgatar discussões que têm potencial para fortalecer o setor no Estado.

"Temos algumas questões que precisam ser ajustadas e, por meio dessa relação mais próxima, podemos colocar em prática várias ações positivas como o compartilhamento de laboratórios", pontuou Elizabeth Viana, diretora do departamento de pesquisa da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

"A conexão de plataformas e de pesquisas das entidades da Ripap é muito importante, porque criar a oportunidade de recursos para a realização de estudos e análises por instituições daqui mesmo, evitando gastos desnecessários e nos tornando mais fortes", frisou Allan Kardec, pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

O Governo do Amapá tem como prioridade promover a integração do sistema da Ciência, Tecnologia e Inovação para criar oportunidades que promovam o crescimento e desenvolvimento sustentável do Estado.

Participaram da reunião representantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Unifap, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Iepa e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Amapá (Senai/AP).