sexta, 12 de maio de 2023 - 11:54h
Após criação de força-tarefa, estado não registra furtos de cabos de internet na Rede Comunitária de Macapá
Grupo é composto por órgãos públicos e provedores de internet foi criado no mês de fevereiro auxiliar no combate à prática criminosa.
Por: Kelison Neves
Foto: Kelison Neves / Setec
Grupo foi criado para reduzir prática criminosa

Desde de fevereiro, não há registro de furtos de cabos de internet na Rede Comunitária de Ensino e Pesquisa da Região Metropolitana de Macapá (Metroap). A informação é da força-tarefa criada no início do ano para combater a prática criminosa na capital. O grupo é formado por órgãos de segurança, telecomunicações, ciência e tecnologia e provedores de internet.

A Metroap é uma rede de fibra óptica, de 38 quilômetros de extensão, responsável por fornecer internet para instituições científicas e órgãos públicos da esfera estadual, localizados em Macapá.

Os dados que apontam a queda são da Polícia Militar do Amapá, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

Para a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), combater o furto de cabos de internet é um trabalho fundamental para garantir cidadania à população.

"O combate ao furto de cabos no estado é de interesse público, pois quando este tipo de situação acontece, escolas são afetadas, o funcionalismo público tem as atividades comprometidas e os cidadãos acabam encontrando muitas dificuldades para se comunicar, trabalhar, estudar e realizar transações devido à falta de internet", destacou gestor da Setec, Edivan Andrade.

De acordo com os órgãos de segurança pública, as interferências registradas na rede Metroap, de fevereiro até maio, ocorreram por conta de acidentes ou serviços de manutenção realizados por outras empresas.

Ainda assim, provedores de internet do Amapá relatam que a prática continua sendo registrada em algumas áreas por onde as suas redes passam.

"Nossa demanda é alta. Quando tem esse tipo de ocorrência, o nosso efetivo de clientes afetado é muito grande, porque compromete o nosso setor financeiro, nosso controle de material, quadro de funcionário e outros setores", detalha o encarregado operacional da Você Telecom. Artemio Lopes.

A titular da 6ª Delegacia de Polícia Civil de Macapá, Joseane Carvalho, orientou as empresas a registrarem um boletim de ocorrência toda vez que cabos forem furtados.

"É necessária a apuração criminal daqueles que praticaram o delito de furto, por isso, é importante registrar um boletim de ocorrência. Só com essas informações, a Polícia Civil poderá chegar até quem está furtando, mas também poderá identificar o receptador, porque o furto só acontece porque também existe um receptador ", pontuou a delegada.

Além disso, a Setec se responsabilizou em reunir todas as informações que as empresas de internet do estado possuem sobre furtos de cabos para colocar no radar da força-tarefa.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá