sexta, 11 de junho de 2021 - 22:52h
Programa Peiex encerra ciclo de atividades com 50 empresas amapaenses certificadas para exportação
Evento ocorreu de forma virtual e contou com a participação de representantes da Apex-Brasil, Governo do Estado, instituições de pesquisa e setor econômico.
Por: Rafael Aleixo
Peiex é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura.

As 50 empresas amapaenses participantes do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) já estão certificadas para atividades de exportação. O evento de encerramento deste ciclo do programa ocorreu nesta sexta, 11, de forma virtual.

O núcleo do Peiex foi lançado em 2019 no Amapá, com o objetivo de fortalecer o ambiente inovador e exportador do Estado, colocando o programa como ferramenta para a interlocução das cadeias locais de desenvolvimento com as cadeias globais.

A realização do programa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que tem atuado em Macapá, sob a gerência do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).

Para a coordenadora de qualificação da Apex-Brasil, Rita de Cássia, o programa cumpriu seu papel no Amapá, qualificando de forma competente as empresas participantes.

“Agradecemos aos parceiros no Amapá, como o Governo do Estado pelo apoio, e parabenizo a equipe do nosso núcleo local que foi essencial para o desenvolvimento das atividades de qualificação. Temos um compromisso de continuar atuando no Amapá através da instalação de um novo polo até o fim do ano”, informou a coordenadora.

A relação Governo, mercado e academia foi fundamental para a execução do programa, como explica o secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec), Rafael Pontes, que representou o governador Waldez Góes no evento.

“O Governo cumpre mais uma vez o seu papel de conectar instituições e setores através de programas como o Peiex, que qualificou 50 empresas locais para o mercado global, ajudando a alavancar o desenvolvimento do Estado”, enfatizou o secretário Pontes.

De acordo com dados divulgados pela Comex Stat, o Amapá é o 22º no ranking de maiores exportadores do Brasil. Apenas em 2019, foram exportados US$ 261 milhões em produtos, sendo o Porto de Santana a principal via de escoamento.

A diretora-presidente da Fapeap, Mary Guedes, destacou a importância da parceria entre o Governo e a Apex-Brasil, que é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Governo Federal.

“A parceria foi fundamental para a execução do programa, que atendeu vários setores, em diversos municípios, e possibilitou a habilitação para a exportação das empresas participantes, fortalecendo o ambiente exportador do Amapá”, destacou a diretora-presidente da Fapeap.

Nos atendimentos, houve a participação de empresas voltadas aos setores de produtos e de bens e serviços, com destaque para alimentos e bebidas com 18 empresas atendidas e, em seguida, às voltadas à cadeia do açaí com 10 atendimentos.

Boa parte dos atendimentos ocorreram na região metropolitana com 37 em Macapá e 6 em Santana. Em seguida veio Laranjal do Jari com 3 e Mazagão, Calçoene, Porto Grande e Oiapoque com um atendimento cada.

Sobre o Peiex

Peiex é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. O programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa, além de federações de indústria.

Para mais informações acesse: portal.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex ou mande e-mail para: apexbrasil@apexbrasil.com.br.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá