quarta, 08 de março de 2023 - 09:57h
Setec debate criação de centro de treinamento e capacitação em manejo florestal com instituições públicas e privadas
Objetivo é atender as demandas do setor e garantir maior segurança no uso sustentável dos recursos florestais no Amapá.
Por: Kelison Neves
Foto: Kelison Neves
Representantes das instituições discutiram investimentos em manejo, tecnologia e em conservação de florestas

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) promoveu, na segunda-feira, 6, um encontro com instituições públicas e privadas que atuam na área de manejo florestal para debater sobre a criação de um centro integrado de pesquisa e treinamento.

A prática de manejo florestal consiste na utilização de uma área de floresta para produção de madeira por meio de um método de rodízio, que possibilita o desenvolvimento da atividade de forma contínua e sustentável.

No estado, atualmente, existem quatro contratos de concessões florestais em operação distribuídos na Floresta Nacional do Amapá (FLONA) e na Floresta Estadual do Amapá (FLOTA).

Para o gestor da Setec, Edivan Barros, com a criação de um centro em treinamento e capacitação em manejo florestal, a ideia é atender as demandas que o setor possui no Amapá para que haja maior segurança no uso sustentável dos recursos florestas das áreas concedidas e ocorra uma geração local de emprego e renda.

"Nós precisamos de investimentos em manejo, tecnologia e em conservação da floresta para permitir que a atividade, nessas áreas que estão sob concessão, possam ser renovadas e outras áreas possam ser disputadas, empresarialmente, em projetos de concessão florestal”, destacou o gestor.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amapá, a falta de investimento em tecnologia da madeira é uma das principais demandas que poderão ser atendidas com a implementação do centro.

"Tecnologia da madeira precisa avançar com as pesquisas, urgentemente, para que se tenha conhecimento sobre as propriedades de cada madeira. Com essas informações, empresas que atuam neste mercado vão saber, por exemplo, qual é o melhor diâmetro e período de corte das árvores”, pontuou Marcelino Guedes, pesquisador da Embrapa Amapá.

Outra carência que poderá ser atendida pelo projeto é a possibilidade de uma maior oferta de mão-de-obra capacitada para atuar em atividades que envolve o manejo de florestas.

"A criação do centro é de extrema importância para o Amapá, porque através dele será possível capacitar profissionais do setor florestal como engenheiros e técnicos florestais, além do desenvolvimento de pesquisas avançadas em manejo florestal”, explicou André Monteiro, assessor técnico da Coordenadoria de Gestão de Recursos Florestais, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Com mais pessoas capacitadas em manejo florestal no Estado, empresas como a RRX Timer Export, do Estado do Pará, e que tem duas concessões florestais na Flona, não vão mais precisar procurar por profissionais fora do Amapá.

"Como o manejo florestal ainda é uma atividade relativamente nova no Estado, a única alternativa acaba sendo a de trazer mão-de-obra de fora, mas com o centro vamos poder gerar, de forma efetiva, empregos locais para a população amapaense”, ressaltou Robson Oliveira, diretor da RRX Timer Export.

Participaram do encontro representantes da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), ICMBio, Sema, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e as concessionárias florestais RRX Timer Export e TWM Ambiental.

Em até 60 dias, uma nova reunião será realizada para apresentação do programa de necessidades para criação do centro integrado de treinamento e capacitação em manejo florestal.