quarta, 01 de março de 2023 - 14:30h
Setec treina pesquisadores na elaboração de projetos e captação de recursos federais
Objetivo é habilitar iniciativas que possam receber investimentos do Finep.
Por: Kelison Neves
Foto: Kelison Neves
Treinamento foi voltado para professores e pesquisadores da Rede Integrada de Pesquisa do Amapá

Todos os anos, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lança editais para fomentar e desenvolver projetos científicos e tecnológicos por todo o país, mas para obter aprovação da proposta é necessário seguir e interpretar de forma correta as regras do certame pretendido.

Diante disso, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) concluiu nesta quarta-feira, 1º, a Oficina de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos via Fomento. O curso durou dois dias e foi realizado no campus central da Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

O treinamento foi voltado para professores e pesquisadores da Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (Ripap) sobre como participar de programas federais como Inovadoc, Praças da Ciência, Tecnova III e outros.

"Nós estamos reunindo mestres e doutores do Estado, que ao final desta capacitação, vão estar habilitados a apresentar projetos para editais não só da Finep, como editais de todas instituições nacionais ligadas ao sistema de ciência, tecnologia e inovação", destacou Edivan Barros, gestor da Setec.

Para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a realização da oficina vai funcionar como uma importante ferramenta de fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no Estado.

"Iniciativas como esta da Setec visa, realmente, estimular, trazer recurso não só para a Embrapa, mas para todos os parceiros da Ripap. Então, sem dúvida, é uma capacitação muito importante para todos nós", pontuou Nagib Jorge Melém, pesquisador da Embrapa.

Além da capacitação, a oficina também está possibitando uma troca de experiências entre as instituições de pesquisa e tecnologia sobre editais que estão ofertando recursos de fomento e já tiveram propostas do Amapá contempladas.

"A gente acredita que trabalhar, de forma conjunta, melhorando a qualidade dos projetos vai aumentar as chances de captação de recursos para o Estado", frisou Willias Rodrigues, coordenador do curso de engenharia química da Ueap.

O facilitador Rodrigo da Silva Lima, que atua como gerente regional Norte da Finep foi o convidado para ministrar a oficina. Ele destaca que é importante existir um contato entre a Finep e as instituições de pesquisa e tecnologia para esclarecer o que a financiadora busca em cada edital lançado.

Participaram do primeiro dia de capacitação representantes da Embrapa, Ueap, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Instituto de Pesquisas Científicas do Estado do Amapá (Iepa), Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da startup Amazon Reuse.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N