segunda, 29 de novembro de 2021 - 09:33h
Inscrições abertas para o XI Prêmio de Fotografia-Ciência & Arte
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abre inscrições para o XI Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Por: CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abre inscrições para o XI Prêmio Fotografia-Ciência & Arte e premiará estudantes de graduação e pós-graduação, graduados ou pós-graduados, docentes e pesquisadores que trabalham com registros fotográficos em suas pesquisas. As inscrições estarão abertas até o dia 14 de março de 2022.

O Prêmio é dividido em duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais.  Os premiados de cada categoria recebem prêmios em dinheiro nos seguintes valores: R$ 8 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo colocado e R$ 2 mil para o terceiro colocado.

A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada em apenas uma categoria, exclusivamente, na página do Prêmio na internet, onde está disponível o regulamento completo do Prêmio.

A divulgação dos resultados ocorrerá até o dia 15 de junho de 2022.

O Prêmio

Foi criado em 2011 com o objetivo de fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

Ao premiar imagens de qualidade, o Prêmio revela talentos e apresenta, através das inscrições, uma amostragem das imagens provenientes de trabalhos científicos desenvolvidos nas instituições de Ensino Superior e de Pesquisa no país, além de estimular os pesquisadores a usarem recursos fotográficos em suas pesquisas.

O Prêmio contribui de forma efetiva para a promoção da popularização e divulgação científica e tecnológica, mediante o uso e incentivo da produção de imagens no ambiente de pesquisa no Brasil.

Em dez edições realizadas foram recebidas 7.988 inscrições de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, sendo premiados 78 trabalhos oriundos de todas as regiões do país, assim distribuídos: 47 da Sudeste, 10 da Sul, 10 da Norte, 5 da Centro-Oeste e 6 da Nordeste.

Conheça as imagens premiadas dos anos anteriores, aqui.