segunda, 17 de outubro de 2022 - 16:33h
Amapá é o primeiro estado a abrir a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Governador Waldez e ministro Paulo Alvim deram início à cerimônia. A SNCT segue até o dia 23/10 com atividades de 8 instituições pelo estado.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Erich Macias
A SNCT segue com atividades até o dia 23 de outubro, de forma gratuita aberta a todos.

Começou, nesta segunda-feira, 17, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que é o maior evento científico-tecnológico do Brasil. No Amapá, a abertura do evento contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, do governador, Waldez Góes e representantes do setor científico amapaense.

A SNCT segue com atividades até o dia 23 de outubro, de forma gratuita e aberta a todos. Nesta edição, a Semana traz como temática o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. Para o ministro Paulo Alvim, começar a SNCT pelo Amapá é um marco para o evento.

“Estamos abrindo a Semana Nacional no Amapá, que é o começo do Brasil, na boca da Amazônia, e isso é muito significativo pra mim que frequento o estado há 3 décadas. Hoje, vemos esse ecossistema reunido, que é um conjunto de políticas públicas e pessoas que pensam o Amapá e a Amazônia e isso faz toda a diferença”, pontuou Alvim.

O Amapá vem investindo cada vez mais em ciência, como destacou Góes.

“Estamos na missão da COP27 e vemos como é importante o fortalecimento das instituições de pesquisa. A ciência é uma das poucas áreas que conseguem dar respostas rápidas e eficientes a políticas públicas e, por isso, ela é fundamental para a produção de tecnologias para a Amazônia. Nós temos investido em programas que geram o desenvolvimento humano na região”, destacou Waldez.

O secretário de Ciência e Tecnologia (Setec), Rafael Pontes, falou sobre a união do setor e as conquistas conjuntas de recursos e programas nacionais.

“Hoje, temos um setor fortalecido e unido e isso é fundamental para a construção de políticas públicas. O Amapá foi um dos primeiros estados a aprovar o Marco Legal e aprovou também a estruturação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, mostrando importantes avanços no setor”, destacou Pontes.

Às 18h no Centro de Música Walkíria Lima ocorre a palestra magna da SNCT, “As ciências na formação do Brasil entre 1822 e 2022: história e reflexões sobre o futuro”, que será ministrada pela pesquisadora Carolina Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A programação completa e as inscrições estão disponíveis em: www.snct.ap.gov.br.

Investimentos na Ciência

Entre os programas lançados pelo Governo do Estado estão o Rede Ciências, com 62 projetos de pesquisa financiados no ensino básico e superior do Amapá; programa Centelha, que financiou 15 ideias inovadoras para transformação em startups; Editais de apoio à pesquisa pós-graduação em parceria com agências de fomento do governo Federal; e o Prêmio Robério Nobre, que valoriza pesquisadores, profissionais e empresas que tenham contribuição com a ciência e tecnologia local.

Sobre o evento

A SNCT tem o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam as instituições parceiras, a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o Brasil.

O evento é realizado nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No Amapá, é promovido pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá).

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá