sexta, 11 de setembro de 2020 - 18:03h
Projeto vai orientar empreendedores na fabricação de sabão ecológico
A matéria prima é o óleo de cozinha usado que será coletado em pontos específicos. O projeto contará com uma plataforma online que vai orientar sobre produção, validação e financiamento.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Rafael Aleixo
Sabão ecológico poderá ser produzido de forma caseira

Um projeto inovador vai ensinar e orientar empreendedores e a comunidade em geral a fabricar sabão ecológico a partir de resíduos de óleo de cozinha usado. Instituições de Macapá e Santana terão pontos de coleta desse produto, que é bastante descartado em residências e restaurantes, por exemplo.

O projeto “Multiplicação e fabricação de sabão caseiro de forma sustentável” é uma iniciativa da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e do Senai Amapá.

As orientações serão principalmente através de meios digitais, como explica a coordenadora do projeto, Alana Soares, do curso de engenharia agronômica da Ueap:

“Pensando nessa problemática, estamos apresentando ações sustentáveis e práticas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, através de pequenos vídeos e flyers informativos, divulgados através de redes sociais e site, sobre a multiplicação e fabricação de sabão caseiros e através do uso do óleo reciclado”, descreveu Alana.

Segundo a pesquisadora, o projeto colabora, além do empreendedorismo, com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), com destaque ao uso de sabão na lavagem das mãos, na prevenção contra o novo coronavírus.

“O sabão, por ser uma substância que quebra a gordura, consegue destruir o envelope viral, que é a parte externa do vírus composta justamente por gordura, matando esses organismos”, explica a pesquisadora.

Após a divulgação de um curso sobre a produção, o objetivo é que as pessoas possam fazer de suas próprias casas o sabão e utiliza-lo no dia a dia. Quem desejar empreender com a ideia também terá acesso a uma série de orientações como validação dos órgãos de controle sanitários e acesso à linhas de crédito de bancos e agências de fomento.

Todo o processo será acompanhado por técnicos do Senai Amapá, que também oferta cursos na área. A Setec será responsável pela coleta e armazenamento da matéria prima e apoio na realização do curso e das orientações para empreendedores.

A plataforma do projeto, com orientações e curso, será publicada na próxima semana. Outras informações podem ser acessadas em www.setec.portal.ap.gov.br/conteudo/cursos/sabao-sustentavel.

O descarte correto do óleo de cozinha

Após utilizar o óleo de fritura velho (de preferência em pouca quantidade), você pode armazená-lo em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças e animais.

O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de sabão, biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Pontos de coleta

Qualquer pessoa ou empresa pode fazer doação, com a orientação de que o óleo de cozinha reciclável seja entregue em recipientes de plástico, como garrafas PETs, por exemplo.

Postos de coleta e horários de funcionamento:

  • Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Av. Pres. Vargas, 650 - Central, Macapá – Ap | Horário: 08 às 17h.
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá (Senai). Av. Padre Júlio, 2000, Macapá – Ap | Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Museu Sacaca (Iepa). Av. Feliciano Coelho, 1509 - Trem, Macapá – AP | Horário: 8h às 17h.
  • Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) – Rod. Juscelino Kubistchek, Km 02 - ramal da Unifap, Jardim Marco Zero, Macapá – AP | Horário:  8h às 12h.
  • Senai Santana. B1, nº 50 – Vila Amazonas, Santana – AP | Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h.
SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá