sábado, 29 de abril de 2023 - 13:17h
StartupON: mais de 300 pessoas participam do evento que impulsiona a expansão das startups no Amapá
Ao longo deste sábado, 29, público tem a oportunidade de conhecer a modalidade de negócio e ouvir experiências de empreendedores que já atuam no ramo.
Por: Kelison Neves
Foto: Kelison Neves / Setec
Evento aconteceu no Senac neste sábado, 29

Mais de 300 pessoas participam do StartupON neste sábado, 29, em Macapá. O evento oferta orientações e mentorias gratuitas para empreendedores e pessoas interessadas em conhecer mais sobre as startups, que são empresas com soluções inovadoras e objetivas para atender uma ou mais necessidades do mercado.

Com objetivo de impulsionar a expansão das startups no Amapá, a iniciativa é da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), com o apoio do Governo do Estado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante a programação, os participantes têm a oportunidade de ampliar o networking e conhecer mais sobre temas como bioeconomia, ensino e pesquisa e 'vendarketing', uma estratégia de marketing voltada para conquistar mais clientes.

Para a psicóloga Marciene Lobato, de 42 anos, o StartupON foi fundamental para conhecer mais sobre como é o processo de criação de uma startup. Ela tem interesse em desenvolver tecnologias voltadas para a saúde mental dentro das empresas, uma necessidade que vem crescendo nos últimos anos, principalmente, depois da pandemia da Covid-19.

"Uma grande dúvida que eu tinha é como é que a gente pode começar uma startup? Outro ponto, precisa de dinheiro? Eu descobri aqui que a gente precisa ter uma renda, uma fonte, mas o governo apresenta linhas de crédito. Com isso, aprendi que não precisa de muito dinheiro, mas precisa muita vontade e acreditar naquilo que você quer”, ressaltou a psicóloga.

 

Pessoas como Marciane tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de startups amapaenses já consolidadas no mercado, como é o caso da Tributei, que atua na área fiscal.

“Eventos concentram agentes, atores e pessoas que são importantes no mundo de startups, onde eles compartilham conhecimentos e experiências que nos ajudam a evitar erros e também estabelecer conexões”, Jefferson Pinto, fundador Tributei.

 

O gestor da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Barros, pontuou que o Governo do Amapá aposta em soluções inovadoras como caminho para o desenvolvimento econômico e tecnológico.

“Startups, hoje, representam a nova economia, que agrega a inovação de tecnologia com os ativos ambientais da Amazônia. Nesse evento, vimos muitas pessoas de fora do mundo das startups com ideias inovadoras que poderão ser, no futuro, empresas com desenvolvimento de negócios puramente tecnológicos”, disse o gestor da Setec, Edivan Barros.

Incentivo à inovação
Com DNA 100% amapaense, a Tucuju Valley reúne um grupo de empreendedores com foco em apoiar startups que estão se consolidando no mercado local. Um levantamento realizado pelo grupo em 2021 mostra que as startups amapaenses conseguiram atingir uma marca superior a R$20 milhões em faturamento, com cerca de 500 empregos gerados diretamente e 2 mil indiretamente.

"A gente tem acompanhado a movimentação do Amapá, os últimos quatro anos foram muito ricos para o estado. Com o StartupON, a gente espera potencializar esse movimento que está acontecendo para que tenha mais empreendedores e mais startups na região Norte", destacou Danilo Picucci, diretor de Ecossistemas e Comunidades Abstartups.

 

Para o empreendedor Lindomar Góes, que faz parte do Tucuju Valley, eventos como esse são um fator decisivo para pessoas que já têm a vontade de entrar no segmento.

“Deste público que participou do evento, muitos vão pesquisar sobre startups e voltarão, ano que vem, para o próximo evento, já  como cases de sucesso, como novas startups milionárias no Amapá”, destacou Lindomar.

A diretora-superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, reforçou que a entidade apoia iniciativas que formetam a inovação.

“O Sebrae vai estar sempre incentivando esse processo, porque a gente tem entendimento de desenvolver o Amapá através de soluções inovadoras", pontuou.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá