quinta, 02 de abril de 2020 - 21:05h
Setor científico do Amapá produz álcool em gel para redes de Saúde
Meta da Rede Integrada de Pesquisadores é confeccionar cerca de 12 a 15 mil litros do produto até julho.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Rafael Aleixo/Setec
Laboratório do curso de química da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Laboratórios científicos das universidades Estadual (Ueap) e Federal (Unifap) e a farmácia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) iniciaram um trabalho de produção intensiva de álcool em gel 70%.

Todo o insumo será destinado às redes estaduais e municipais de saúde. Com a expectativa de confecção de 300 litros por dia, o serviço que iniciou na segunda-feira, 1º, pretende alcançar a meta de 12 a 15 mil litros até julho.

Colaboram na atividade de produção pesquisadores e técnicos Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (Ripap), além de acadêmicos e ex-alunos (bolsistas e voluntários) da Ueap e Unifap.

O Governo do Amapá destinou R$ 150 mil à Ueap para a compra de matéria-prima que será utilizada na produção. A quantidade a ser produzida dependerá da formulação a ser utilizada e da disponibilidade de insumos no mercado nacional.

Ripap

A Rede Integrada de Pesquisa do Amapá é composta pelas seguintes instituições:

• Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec)
  • Iepa
  • Ueap
  • Unifap
  • Embrapa Amapá
  • Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
  • Sebrae no Amapá
SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia