segunda, 24 de outubro de 2022 - 09:10h
Governo premia destaques na ciência e tecnologia amapaense
Cerimônia de entrega do Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação - Robério Nobre ocorreu nesta sexta-feira, 21, em Macapá.
Por: Rafael Aleixo
Foto: José Baía
Premiados receberam troféu e certificados durante a cerimônica.

O Governo do Amapá reconheceu nesta sexta-feira, 21, o trabalho de 13 pesquisadores, estudantes, empresas e profissionais de comunicação com a entrega do Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação - Robério Nobre. O objetivo da premiação é homenagear quem contribuiu ao longo do ano com o desenvolvimento científico-tecnológico do Amapá.

O evento faz parte da programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e ocorrerá a partir das 18h no Centro Profissional de Música Walkíria Lima, no centro de Macapá.

Para participar da premiação, os premiados se inscreveram em um processo seletivo lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia (Setec). 

Os prêmios foram entregues em 5 categorias: pesquisador destaque, pesquisador inovador, profissionais da comunicação, empresa ou startup destaque em inovação e destaque na iniciação científica. Os classificados em 1º lugar em cada categoria receberam troféus e certificados de reconhecimento.

Os alunos contemplados recebem R$2,5 e os demais R$5 mil. O secretário da Setec, Rafael Pontes, destacou a importância do prêmio e do legado deixado por Robério Nobre.

“Esse é um momento marcante para a ciência do Amapá. Ver todas as instituições públicas de ensino e pesquisa do estado reunidas e ter a presença de pesquisadores e estudantes mostra isso. Esse sempre foi o sonho de Robério, um incentivador que sempre buscou o desenvolvimento conjunto que alcançasse a todos”, disse o secretário.

Do Sul do estado o estudante do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Matheus Gadelha, falou sobre a conquista do 1º lugar na área de exatas da categoria Iniciação Científica.

“É uma experiência muito boa, principalmente pra mim que tô iniciando minha vida acadêmica. E um prêmio desse incentivando os jovens a correr atrás de pesquisa e de se desenvolver intelectualmente em âmbito acadêmico é muito importante. Meu trabalho consistiu no reaproveitamento dos resíduos da castanha, que especialmente na região de onde eu venho, tem uma grande produção”, explicou o estudante premiado.

Na área da saúde a egressa do curso de farmácia e premiada na iniciação científica, Aline Nascimento falou sobre o trabalho que realizou na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

“Fui aluna de iniciação científica por 3 anos. A minha pesquisa foi o desenvolvimento de uma forma farmacêutica contendo extrato de própolis vermelho e gente também avaliou essa forma na atividade em doenças do trato gastrointestinal. Pra mim é uma honra tá recebendo esse prêmio porque significa muito pra mim e pro grupo de pesquisa”, destacou.

O pesquisador da Embrapa Amapá, Ricardo Adaime, foi o vencedor na área de ciências da vida na categoria Pesquisador Destaque.

“É uma grande satisfação receber esse prêmio, porque a gente trabalha com ciência há 20 anos e batalhando pelo estado do Amapá. Sabemos das dificuldades de fazer ciência em todo o Brasil. É uma grande satisfação, não só pela premiação em si, mas por ser uma premiação em homenagem ao colega Robério, que foi nosso colega na Embrapa e um grande gestor de ciência e tecnologia no estado”, disse o pesquisador.

Os primeiros colocados nas três primeiras categorias serão indicados ao prêmio nacional do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

Premiação do Congresso Amapaense de Iniciação Científica

A noite foi marcada ainda com a premiação dos melhores trabalhos científicos de estudantes e bolsistas de iniciação científica da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), Instituto Federal do Amapá (Ifap) e da Embrapa Amapá

Os certificados e valores foram entregues para os primeiros colocados nas áreas do conhecimento. A relação completa está no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): www.snct.ap.gov.br.

Relação de premiados:

Pesquisador Destaque

  • Ciências da Vida: Ricardo Adaime (Embrapa Amapá)
  • Ciências Exatas: Valdenira Ferreira (Iepa)
  • Ciências Humanas: Angela Ubaiara (Ueap)

Pesquisador Inovador

  • Francisco Fábio (Unifap)

Profissional de Comunicação

  • Internet: FABIANA FIGUEIREDO (Portal g1 Amapá)
  • Telejornalismo: KELISON NEVES (Rede Amazônica)

Empresa ou Startup Destaque em Inovação

  • Thyago Magnun Amorim (Amazon Biofert)

Estudante Destaque na Iniciação Científica

Ensino Básico:

  • Ciências da Vida: Miguel Lacerda (Escola Estadual Irmã Santina Rioli)
  • Ciências Exatas: Matheus Karielk Gadelha (Ifap – Campus Laranjal do Jari)
  • Ciências Humanas: Ana Beatriz Benjamim (Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco)

Ensino Superior:

  • Ciências da Vida: Aline Lopes Do Nascimento (Unifap)
  • Ciências Exatas: Samuel Queiroz Lopes (Unifap)
  • Ciências Humanas: Bruna Da Silva Alves (Unifap)
SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá