sexta, 19 de maio de 2023 - 12:00h
Programa Sinapse da Bioeconomia vai financiar novos negócios no  Amapá
Governo do Estado participou da cerimônia de lançamento do programa nesta sexta-feira, 19. Iniciativa poderá investir até R$ 70 mil em ideias inovadoras
Por: Kelison Neves
Foto: Senai Amapá
Sinapse da Bioeconomia vai investir em 70 ideias inovadoras na Amazônia, em 2023

O programa Sinapse da Bioeconomia chegou ao Amapá com o objetivo de tirar do papel ideias inovadoras que têm potencial para se tornarem grandes negócios no estado.

Com objetivo de incentivar o empreendedorismo inovador, o programa oferece recursos financeiros, capacitações e conexões para transformar projetos de negócios inovadores que podem contribuir para a preservação ambiental.

O Sinapse da Bioeconomia é fruto da Plataforma Jornada Amazônia, que é coordenada pela Fundação CERTI e Instituto CERTI Amazônia, com a coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander.

Em 2023, o programa vai atender 70 projetos em toda a Amazônia concedendo suporte e capacitações durante seis meses para abertura da empresa, aperfeiçoamento do produto ou serviço e aprimoramento do contato com clientes e investidores.

Para a Secretaria de Estado da Ciência e Inovação (Setec), o suporte ofertado pelo programa poderá transformar a realidade de empreendedores amapaenses que estavam esperando uma oportunidade para inovar.

“A gente fica na torcida para que as propostas amapaenses possam se tornar uma empresa com CNPJ, com matriz no Amapá, e com possibilidades reais de se transformar num empreendimento escalável ofertando produtos para o mercado local, regional, nacional e até internacional”, destacou Edivan Barros, gestor da Setec.

Presente no lançamento do Sinapse da Bioeconomia, a empresa Yara Couro da Amazônia atua no Amapá há oito meses desenvolvendo uma tecnologia sustentável, que transforma pele de peixe em couro.

Os representantes da empresa avaliam como positiva a chance de empreendimentos do Amapá receberem investimentos de até R$ 70 mil.

“É uma oportunidade incrível, principalmente, para quem está começando, para quem está iniciando, quem tá com a ideia de começar um negócio, porque esses 70 mil reais vem, mas não vem só. Ele vem com conhecimento, com trilhas, vem com jornadas empreendedoras, vem com tudo para potencializar o negócio”, ressaltou Frank Portela, CEO da Yara Couro da Amazônia.

De acordo com o diretor de Economia Verde da Fundação CERTI, Marcos Da-Ré, o lançamento do Sinapse da Bioeconomia no Amapá ocorreu por conta do forte movimento inovador que o estado vive.

“O ecossistema está muito ativo aqui, são muitos atores, startups e empreendedores atuando em conjunto para elevação o status de inovação do estado. Isso nos atraiu para que a gente fizesse um dos lançamentos do programa no Amapá”, destacou Marcos Da-Ré. 

As inscrições para participar do Sinapse da Bioeconomia podem ser feitas, de forma gratuita, por meio do site sinapse.jornadaamazonia.org.br.

Além da Setec, o Sinapse da Bioeconomia conta com o apoio local do Sesi-Senai, Sebrae, Associação de Empresas de Tecnologia do Amapá (Amapatec) e Tucuju Valley.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá