sexta, 17 de julho de 2020 - 14:26h
Olimpíada Brasileira de Robótica terá etapa virtual
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a OBR realizará sua modalidade Prática no formato virtual.
Por:

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) realizará sua modalidade Prática no formato virtual. Tradicionalmente, a modalidade prática é realizada em etapas regionais, estaduais e a nacional – onde em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo, desenvolvido por uma equipe de estudantes, recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.  Ano passado, somente a Etapa Nacional reuniu 102 equipes e mais de 10 mil visitantes acompanharam as provas.  

Esta edição terá duas modalidades na prática virtual: Simulação e Apresentação, para que as equipes possam participar mesmo de casa.“Nossa intenção é garantir a segurança de todos os alunos e professores, mas continuar estimulando o desenvolvimento e estudo da robótica nas escolas, mesmo que à distância.” comenta a coordenadora da OBR, Cintia Aihara. A Modalidade Teórica continuará sendo aplicada na forma presencial, nas escolas, em data ainda a ser definida.  

Novo Formato
A nova modalidade prática virtual será realizada em dois formatos:
Apresentação: onde os estudantes apresentam, em vídeo de até 05 minutos, um projeto que desenvolvido por eles e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica.

Simulação: Voltado para os estudantes do 1 ao 9º ano do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Um programa online será usado para simular a prova prática, onde o robô precisa resgatar uma vítima em um ambiente de desastre.  

Manual de Regras
Para saber mais de cada nova modalidade, confira o manual de regras aqui:

Manual de Regras Etapa Prática – Apresentação

Manual de Regras Etapa Prática – Simulação

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 18 de setembroPara se inscrever, acesse o site: www.OBR.org.br 

Calendário
OBR – PR Apresentação
Inscrição, preenchimento de formulário e entrega do vídeo até dia 18/09 

OBR – PR Simulação
Inscrição até dia 18/09
Etapas eliminatórias estaduais 01 a 23/10
Avaliação final de 10 a 14/11 

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá