quarta, 05 de maio de 2021 - 21:28h
Estratégias digitais do Governo do Amapá são destaques em fórum de gestão pública
Vice-governador e secretário de Ciência e Tecnologia trocaram experiências durante palestra nacional.
Por: Fabiola Gomes
Foto: Reprodução
A transparência pública das informações e a informatização de serviços foram apresentadas pelos gestores amapaenses.

O vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, e o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, foram os primeiros palestrantes desta quarta-feira, 5, no II Fórum de Gestão Pública (FOGESP), evento virtual  promovido pelos conselhos Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) e Federal de Administração (CFA).

“Transformação Digital e Inovação na Gestão Pública”, foi o tema abordado Jaime Nunes e Rafael Pontes, focando nas estratégias digitais que tornam o governo mais ágil, com melhora na qualidade do serviço público prestado, alcançando as demandas da população de forma rápida, transparente e eficaz, bem como na economicidade de recursos públicos e na otimização da gestão de processos, tópicos de domínio dos palestrantes convidados por sua experiência bem-sucedida no estado do Amapá.

Nunes abriu a palestra dando falando um pouco de sua trajetória de empreendedor até o serviço público, e as mudanças geradas com o momento da pandemia, que obrigou a aceleração dos processos digitais.

Jaime destacou a transparência pública das informações, onde o Amapá está entre os estados avaliados pelo Tribunal de Contas da União, como um dos mais transparentes nas informações. Reforçando ainda o empenho das instituições que disponibilizaram serviços digitais ao público em meio à pandemia.

"Temos exemplos exitosos como a Defensoria Pública, com atendimento ao usuário e a secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o processo de marcação de consultas online, evitando assim aglomerações e transmissão do novo coronavírus", exemplificou o vice-governador.

O secretário Rafael Pontes frisou a informatização de serviços do Detran no estado e o Painel de Dados sobre a Covid-19 no Amapá, onde a população acompanha os números da doença.

"Momentos como este, permitem que o Amapá exporte suas ações na gestão pública. Uma grande troca de experiências onde discutimos novas estratégias na tecnologia", disse Pontes.

O evento encerra nesta quinta-feira, 6, e os interessados em acompanhar os painéis e palestras podem se inscrever no site www.fogesp.org.br.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N - (96) 3216-8600 - setec@ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá